Dia 8 de agosto é o Dia Mundial do Combate ao Colesterol.
Melhor seria dizer, o dia do combate à Hipercolesterolemia (excesso de colesterol no sangue).Para normalizar os níveis de colesterol no sangue,e prevenir doenças arteriais, cardíacas, cerebrais, hepáticas, pancreáticas, biliares...
O nosso organismo, produz a maior parte do colesterol que necessita, e o utiliza na produção da membrana das células, na formação dos ácidos biliares, na síntese de hormônios, como o estrogênio e a testosterona e na metabolização da vitamina D (Calciferol , já descrito no post https://coracao-em-foco.blogspot.com/2016/03/vitamina-d-um-bem-nao-so-para-os-ossos.html)
Também é encontrado em alimentos de origem animal, como ovos, carnes e leite..
É um composto químico gorduroso e não se mistura ao sangue, já que o sangue é formado por plasma, hemácias, leucócitos, plaquetas .E o plasma, que é a parte líquida, é composto por 90 % de água.
Como gordura e água não se misturam, o colesterol precisa de transporte. Esse é feito, pelas chamadas lipoproteinas.
Que podem ser, de alta densidade (HDL- High-density lipoprotein),
de baixa densidade (LDL - Low-density lipoprotein),
de densidade intermediária( IDL- Intermediatelow-density lipoprotein)
ou de densidade muito baixa ( VLDL -Very low-density lipoprotein).
As LDLs transportam não só o colesterol (mas também triglicerídeos) pelo sangue e o acumulam para utilização em biossínteses (produção de compostos químicos). Esse acúmulo, pode gerar placas ( ateromas ) levando à Aterosclerose, impedindo a circulação normal do sangue. E com o tempo, à inflamação local, endurecimento ,envelhecimento das artérias ( Arterioesclerose ), até a total obstrução. Ocasionando problemas maiores, como IAM (Infarto Agudo do Miocárdio), AVC (Acidente Vascular Cerebral) ... Por isso, chamadas de "colesterol ruim".
As HDLs são responsáveis por fazer a retirada do colesterol das artérias, inclusive das placas, evitando a aterosclerose. Por isso, vistas como "bom colesterol".
As VLDL, também transportam colesterol, mas são constituídas principalmente por triglicerídeos, levando-os para as células dos tecidos periféricos e adiposos. O seu excesso com isso, gera o mesmo problema do LDL. Assim como as IDLs, ambas têm mecanismos e efeitos semelhantes ao das LDLs, quando em excesso.
Então, precisamos do colesterol, no nosso organismo. Mas, em quantidade adequada.
No tratamento da hipercolesterolemia , devemos atentar para que os efeitos benéficos, não sejam superados pelos adversos.
Sempre acompanhando, de perto, com exames regulares.
Quando feita a dosagem do colesterol sanguíneo, que é um importante indicador de risco para a saúde,também são solicitados:
Colesterol total (CT = LDL+HDL+VLDL+IDL);
Não-HDL, que é a soma de todos os " ruins" ;
Triglicerídeos, que são moléculas de gordura com a função de reserva de energia. Produzidos no fígado e intestino, após ingerirmos carboidratos e gorduras, e transportados pelo VLDL. Quando o nível encontra-se elevado ( hipertrigliceridemia ), podem se acumular no fígado, levando a Esteatose ; e ocasionar outros problemas , como a inflamação aguda do Pâncreas (Pancreatite Aguda). Atualmente, já é a terceira causa de pancreatite, depois da biliar e alcoólica (representando de 1 a 4% dos casos). Em breve, descreverei mais sobre isso.
Por outro lado, um nível baixo de triglicerídeos no sangue, pode indicar alterações hormonais, na tireóide; e até na alimentação e absorção de nutrientes.
Se puder ,faça uma avaliação com o seu médico.
Prevenir é o melhor remédio.
E se já houver alterações, um tratamento adequado e monitorado, irá ajudar.
Cuide-se bem!
Cuide bem do seu coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário